Pesquisa

Secagem e Armazenamento de Grãos na Região Sul de Santa Catarina

2021 – Atual

Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a realizar uma abordagem interdisciplinar para o problema de secagem, armazenamento e condicionamento de grãos em propriedades localizadas na região sul do estado de Santa Catarina. O projeto envolve atividades de:

  • mapeamento e avaliação comparativa de silos secadores e armazenadores;
  • desenvolvimento de modelos matemáticos para representação de variáveis (temperatura/umidade) em silos;
  • análise e elaboração de sistemas para monitoramento, automação e controle de silos.

As atividades serão efetuadas com a colaboração de entidades como a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com o intuito de unir competências de áreas distintas mas convergentes para a busca de soluções inovadoras, energeticamente eficientes e sustentáveis para o armazenamento e condicionamento de grãos.

Professores integrantes:

Controle para Aplicações em Sistemas de Energia

2013 – Atual

Descrição: Nos dias de hoje, o setor energético apresenta muitos desafios e oportunidades. Com relação à produção de energia elétrica, pode-se destacar o aumento da geração através de fontes renováveis. A forma de gerenciamento dessa energia, que pode ser armazenada ou interligada com a rede, também representa um aspecto relevante. Essa interligação pode ocorrer em redes locais de baixa tensão ou em sistemas de distribuição e transmissão de grande porte. Por fim, a energia é utilizada na sua forma final. Nesse último aspecto, o objetivo consiste em empregar os métodos mais racionais e eficientes para o seu uso. Neste contexto, pesquisas envolvendo a análise e o projeto de estratégias de controle podem contribuir na melhoria do desempenho de diferentes aplicações em sistemas de energia. Por exemplo, o controle pode melhorar o rendimento de sistemas de geração a partir de fontes renováveis, tornando-os mais viáveis economicamente. Além disso, falhas e problemas em sistemas de distribuição podem ser minimizados através do emprego de controladores. Adicionalmente, o monitoramento de variáveis e o uso de compensadores podem melhorar a eficiência energética de sistemas de climatização, por exemplo. Assim, verifica-se a existência de grande motivação para o emprego de novas metodologias de controle em aplicações de sistemas de energia, principalmente pela necessidade do uso de tecnologias avançadas na geração de energia e no seu uso mais eficiente. Neste contexto, o objetivo principal do projeto concentra-se em analisar e desenvolver técnicas de controle com foco em aplicações de sistemas de energia.

Professores integrantes:

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  (parcial)

Produções científicas relacionadas ao projeto